Quem Somos - Colégio Santa Tereza

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Quem Somos
Em meados de 1974, veio a idéia do fomento de mais um espaço escolar que propiciasse aos mais jovens a abertura de uma porta onde eles pudessem encontrar a oportunidade de uma escolarizaçao mais adequada. Do esforço concentrado da jovem Terezinha de Jesus apoiada por seus genitores, surgiu um educandário de médio porte que logo abrigou a expectativa constante do desejo natural de expansao do espaço escolar. A ferrenha vontade da jovem, juntamente com seus pais Severo José Oliveira e Maria Estelina Oliveira, fizeram brotar em terra fértil a semente do aprendizado.
Localizada a Rua Cruzeiro do Sul, no populoso bairro do Vergel do Lago, começou dando aulas de reforço a uma pequena e seletiva criançada. Com o passar dos anos, recebeu o nome de Educandário Santa Tereza, surgiu a imperiosa necessidade de ampliaçao, com a criaçao do Pré- escolar, 1a a 4a série e o primeiro grau em 1984. A expectativa foi se ampliando com a contrataçao de novos professores, ampliando-se também o espaço físico da escola.
Recebendo o nome de colégio Santa Tereza, gozo de excelente prestígio junto a comunidade do Vergel do Lago bem como das comunidades vizinhas. O conceito das aplicaçoes curriculares que prima em estabelecer diariamente, ressoa na alma do colégio e faz com que seus diretores assumam a cada dia a responsabilidade do peso estrutural do fomento da aprendizagem escolar. Possui o colégio Santa Tereza quadra de esportes onde seu alunado desenvolve as suas atividades físicas. Possui também uma biblioteca, com elevado número de títulos, todos voltados para a aprendizagem escolar e fomentaçao cultural. Situa-se o Colégio Santa Tereza em um amplo prédio. Pretendem seus diretores ampliar a oferta integral do segundo grau maior, a diretora geral do Colégio Santa Tereza, Terezinha de Jesus Oliveira Cardoso, nao tem deixado esmorecer o esforço em transformar o espaço educacional, onde possa frutificar as boas colheitas que pretende colher criando-se a realidade de um sonho acalentado ano após ano, num frenético desejo de fazer o bem a sua gente. A professora Terezinha de Jesus Oliveira Cardoso, acredita que todo esforço com a realizaçao do seu acalentado sonho, só foi possível graças ao companheirismo do seu esposo, Pedro Cardoso, que nao tem poupado sacrifícios em busca do aperfeiçoamento educacional do colégio que dirige.
Desde que foi fundado, há 30 anos, o Colégio Santa Tereza vem durante este período preparando seus alunos nos níveis de educaçao infantil, fundamental e ensino médio. Tendo como lema "Educar para o Futuro", o Colégio Santa Tereza possui sólida proposta pedagoga que funciona com referencial de orientaçao e informaçao para os trabalhos que visa a formaçao de futuros cidadaos, o Colégio Santa Tereza tem como ECLÉTICA, sua metodologia de ensino que objetiva a socializaçao dos alunos unindo o método tradicional com recursos do construtivismo.

Missão
Uma educação de qualidade desde o ensino infantil ao ensino médio, formando cidadãos conscientes, com valores para sociedade.

Visão
Ser um colégio de referência pela qualidade do ensino, sendo assim reconhecido pelos resultados no processo de ensino aprendizagem e voltado para formação integral dos nossos alunos.

Diferencial
Uma completa infra-estrutura de ensino faz parte da instituiçao educacional, incluindo: amplas salas de aula, biblioteca, salas de leitura e vídeo, modernos laboratórios de química e informática, contando ainda, com uma estrutura de lazer, esporte e cultura que inclui a quadra poliesportiva e o salao de eventos, onde sao realizadas as atividades esportivas e as atividades extra-classe, tais como: as bandas mirim e de fanfarras, o coral e as apresentaçoes teatrais, dentre outras, fazendo do Colégio Santa Tereza o verdadeiro projeto de um futuro melhor para seu filho. O Colégio Santa Tereza conta, ainda, com vários diferenciais que garantem a voce as melhores vantagens educacionais, tais como: o seguro educacional (que garante material didático e uniformes; em caso de acidentes garante assistencia médica e hospitalar, despesas jurídicas e aulas na residencia do aluno).
Metodologia
A proposta pedagógica da escola fundamenta-se em concepçoes educacionais, na metodologia eclética, baseada numa visao dialética como forma de atender o processo de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.

Os atos de interagir e de refletir sobre o mundo cultural histórico e científico sao considerados fundamentais para que os alunos tenham acesso ao todo, na sua complexidade, riqueza, características e funçoes. A aprendizagem, nessa perspectiva, é compreendida como sendo conseqüencia de um processo original vivido pelos indivíduos, através da interaçao com elementos do mundo, provocando avanços e mudanças nas estruturas cognitivas.

O estudante é respeitado como um ser que pensa, sendo capaz de construir, representar e emitir opinioes. É considerado um ser criativo e inteligente com potencialidades e necessidades que o levam a entrar em contato com a diversidade de conhecimentos construídos historicamente.

O sujeito da aprendizagem tem direito ao conhecimento integral e pode modificar constantemente o saber. Seu processo de crescimento é dialético e construtivo, onde desenvolve as estruturas de pensamento e sua inteligencia na interaçao social e cultural. É um produtor de cultura.

Ao professor cabe criar situaçoes de aprendizagem adequadas em sala de aula, que orientem a construçao do conhecimento científico dos alunos. Para tanto, é importante saber que ele incorpore em sua rotina o esforço permanente de compreender (vislumbrar) o diálogo que está sendo travado entre os alunos e o conhecimento, avaliando cada momento como especificamente histórico, nao passível de generalizaçoes.

A escola, atenta a necessidade da formaçao de seus profissionais, propiciará momentos de reflexao, a fim de que seja subsidiada a prática diária. A continuaçao dos estudos por parte dos educadores é fundamental para que seja mantido o vínculo com as mudanças que ocorrem no mundo, tanto do ponto de vista técnico, quanto da perspectiva educacional.

Diante da possibilidade de serem observadas situaçoes em que o aluno apresente dificuldades no processo ensino-aprendizagem, bem como baixo rendimento escolar, a escola garantirá o desenvolvimento da recuperaçao paralela. Esta ocorrerá concomitantemente as aulas regulares, com supervisao permanente dos educadores envolvidos.

A escola, também, articular-se-á com as famílias e a comunidades, possibilitando a integraçao dos mesmos. Nesse processo, informará aos pais e responsáveis a freqüencia e o rendimento dos alunos.

A avaliaçao da aprendizagem escolar adquire o seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu conseqüente projeto de ensino." (Luckesi) É na perspectiva apontada acima, que a escola direcionará suas açoes, voltadas para aprendizagem dos educandos, num processo contínuo de construçao do conhecimento. Portanto, a avaliaçao será cuidada no aspecto formal, dos instrumentos utilizados, quanto da concepçao que permeia os conteúdos e metodologias selecionadas pelos professores.

Os instrumentos de avaliaçao diversificados, possibilitando ao aluno expressar o seu aprendizado, através de auto-avaliaçao, pesquisas, projetos, mostras, provas e outros a serem definidos pelo professor e equipe de orientaçao.

Considera-se que todo momento é importante para avaliar o rendimento dos alunos e sua formalizaçao é necessária ocorrendo através de nota. Quando o aluno apresentar dificuldades quanto a aprendizagem e/ou rendimento escolar abaixo da média, a escola promoverá a recuperaçao paralela, oportunizando o resgate dos conhecimentos nao assimilados, através de estratégias diferenciadas.

Com relaçao a assiduidades, é necessário que o aluno tenha freqüencia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aulas letivas, para que seja cosiderado aprovado.

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